23 de fevereiro de 2009

O cinema sempre nos provoca

[O diretor Danny Boyle de Quem Quer Ser um Milionário? - ganhador de oito estatuetas na edição do Oscar 2009]

O cinema, a nossa sétima arte, tem na solenidade do Oscar a entrega mais importante e pomposa do cinema mundial. Desde o final da década de 20 quando foi fundada a premiação movimenta muitos setores da indústria fílmica e outros que influenciam a divulgação dos indicados e posteriormente os vencedores do prêmio distribuído pela Academy Awards – popularmente chamada de – Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos da América.

Entre os premiados na trajetória da premiação podemos destacar os diretores e os longas-metragens – Elia Kazan - Sindicato dos Ladrões, William Wyler - Ben Hur, Francis Ford Coppola - Poderoso Chefão, Milo Forman - Amadeus, Steven Spielberg -A lista de Schindler e Martin Scorsese - Os infiltrados e os atores - Charlton Heston, Marlon Branco, Jack Nicholson, Robert de Niro, Anthony Hopkins, Al Pacino e Tom Hanks, Grace Kelly, Elizabeth Taylor, Jane Fonda, Mary Streep, Jodie Foster e muitos outros nomes.

No decorrer dos mais de 80 anos a festa mais premiada do cinema mundial já se tornou referência de popularidade, mesmo quando alguns filmes vencedores não tenham uma aceitabilidade notória do público. Porém, quando falamos de cinema, na visão dos produtores não consigo enxergar qual malefício um Oscar possa trazer, mesmo quando o premiado não consegue ser um sucesso nas salas de exibições pelo mundo.

O cinema não premia somente os melhores, também existe prêmio para os piores, isso mesmo: piores. A premiação acontece pela – Framboesa de Ouro que existe desde 1980 – uma espécie de paródia do Oscar.

Ao longo da existência da Framboesa de Ouro já foram vencedores – Sylvester Stallone (diretor e ator), Ben Affleck (ator e ator coadjuvante), Madonna (incluindo a pior atriz do século); os longas - Jornada nas Estrelas 5: A Fronteira Final, Proposta Indecente, Instinto Selvagem 2.

Mesmo quando trata de diferenças tão imensas como Oscar e a Framboesa de Ouro o cinema consegue chamar a atenção. Conforme Millor Fernandes - Se se ganha dinheiro, o cinema é uma indústria. Se se perde, é uma Arte. Resta saber de qual lado os vencedores melhor se enquadram se na arte com inicial maiúscula ou na arte com inicial minúscula.

Deixando de lado a história mais distante para ficar com a história mais recente - foram anunciados ontem os vencedores do Oscar e do Framboesa de Ouro.

No Oscar méritos ao longa-metragem britânico - Quem quer ser um milionário? que conseguiu ganhar oito estatuetas das dez que concorria, entre os prêmios recebidos estão – melhor filme, melhor diretor, roteiro- que formam a trinca essencial das produções fílmicas. Kate Winslet e Sean Penn foram os grandes vencedores de melhor atriz e ator pelas atuações em – O Leitor e Milk - Voz da Igualdade, respectivamente. A premiação de melhor atriz coadjuvante ficou com a espanhola Penélope Cruz por sua atuação no filme de Woody Allen – Vicky Cristina Barcelona e o Oscar póstumo ficou para o ator Heath Ledger como – Coringa em Batman – O Cavaleiro das Trevas. Já no Framboesa de Ouro - contentes ou não os "melhores" foram Mike Myers e Paris Hilton, ambos foram condecorados como pior ator e pior atriz, pelas suas atuações em – Guru do Amor e The Hottie and the Nottie. As indicações dos piores do cinema ao longo do ano premiaram com destaque também o diretor – Uwe Boll que recebeu prêmio de pior nas categorias – diretor e pior carreira.

Abaixo os vencedores do Oscar e Framboesa de Ouro:

MELHOR FILME

"Quem quer ser um milionário?"

MELHOR ATOR

Sean Penn ("Milk - A Voz da Igualdade")

MELHOR ATRIZ

Kate Winslet ("O Leitor")

MELHOR DIRETOR

Danny Boyle ("Quem quer ser um milionário?")

MELHOR ATOR COADJUVANTE

Heath Ledger ("Batman - O Cavaleiro das Trevas")]

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Penélope Cruz ("Vicky Cristina Barcelona")

MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

"Departures" (Japão)

ROTEIRO ORIGINAL

"Milk - A Voz da Igualdade"

ROTEIRO ADAPTADO

"Quem quer ser um milionário?"

LONGA DE ANIMAÇÃO

"WALL-E"

CURTA DE ANIMAÇÃO

"La Maison en Petits Cubes"

DIREÇÃO DE ARTE

"O Curioso Caso de Benjamin Button"

FIGURINO

"A Duquesa"

MAQUIAGEM

"O Curioso Caso de Benjamin Button"

FOTOGRAFIA

"Quem quer ser um milionário?"

CURTA-METRAGEM

"Spielzeugland"

DOCUMENTÁRIO

"O Equilibrista"

DOCUMENTÁRIO DE CURTA-METRAGEM

"Smile Pinki"

EFEITOS ESPECIAIS

"O Curioso Caso de Benjamin Button"

EDIÇÃO DE SOM

"Batman - O Cavaleiro das Trevas"



PIOR FILME
“Guru do Amor”
PIOR ATOR
Mike Myers – Guru do Amor
PIOR ATRIZ
Paris Hilton - The Hottie and the Nottie
PIOR ATOR COADJUVANTE
Pierce Brosnan – Mama mia
PIOR ATRIZ COADJUVANTE
Paris Hilton - The Hottie and the Nottie
PIOR CASAL
Paris Hilton e Christin Lakin ou Joel David Moore - The Hottie and the Nottie
PIOR DIRETOR
Uwe Boll – Tunnel Rats, Em Nome do Rei Postal
PIOR CARREIRA
Uwe Boll
Bruno Scuissiatto

0 comentários: