23 de abril de 2009

Um romance na terra da ruptura



O amor entre uma criatura mágica e um homem habitante da Vila do Muro deu fruto a um jovem meio mágico meio homem, que entre a juventude e a idade adulta saiu em busca do desejo do seu coração, seu nome é Tristan Thorn.

Uma história em uma floresta mágica com feiticeiras, príncipes traiçoeiros, piratas voadores e um amor celestial. Mas muito mais do que isso envolve crítica e um gênero inovado: o conto de fadas para adultos. O escritor Neil Gaiman, dotado de muita criatividade, reflete sobre clichês e o fazer literário dentro deste magnífico romance intitulado “Stardust – Um romance na terra das fadas”.

“E foram felizes para sempre...” quem já não ouviu este final em qualquer conto de fadas e sentiu-se satisfeito? Gaiman não se deu por satisfeito e rompeu com o tradicional anunciando em seu epílogo assinado por ele mesmo: “Tristan e Yvaine foram felizes. Não para sempre, porque o Tempo, esse ladrão, no final acaba levando todas as coisas, mas foram felizes por longo tempo”.(p.213).

Gaiman, ainda, ascende ao texto em certa altura quando o herói, pouco tradicional, tenta conseguir um beijo da amada: “Ele tremeu. Seu paletó era fino e estava claro que ele não conseguiria aquele beijo, e achava aquilo muito estranho: os heróis másculos dos romances baratos nunca tinham problema para conseguir beijos”.(p.47).

Para melhor definir o gênero, Gaiman contou com uma ilustre ajuda: o desenhista Charles Vess, que ilustrou todo a historia composta pelo escritor. Neil nos situa no tempo em que passa a historia de Tristan com referencias inusitadas como, por exemplo, “Charles Dickens escrevia seu romance Oliver Twist; Draper acabara de tirar uma fotografia da lua, congelando seu rosto pálido pela primeira vez no papel; Morse anunciara havia pouco uma forma de transmitir mensagens através de cabos de metal “(p.9)

Como era de se esperar, o diretor Matthew Vaughn adaptou a obra para o cinema, na qual o escritor fez questão de se envolver profundamente e, como o filme sofreu várias adaptações, Gaiman fez questão de ressaltar em entrevista ao Ugo.com: “[...] Mas você sabe, livros e filmes são muito diferentes. Filmes ocorrem em tempo real, eles são uma experiência única, eles levam duas horas para acontecer [...] Com o livro, você tem uma experiência peculiar através da cabeça de alguém. Você sabe, você escreveu alguma coisa, mas você somente usou palavras e agora eles estão fazendo seus próprios filmes em suas cabeças [...].”

Esta é mais uma dica para os transtornados de plantão! Além de, no filme, nos divertirmos muito com Michelle Pfeiffer como feiticeira malvada e Robert de Niro no papel de um capitão muito boa pinta!




Ficha Técnica

Título Original: Stardust

Gênero: Aventura

Ano: EUA/Inglaterra - 2007

Distribuidora: Paramount Pictures / UIP

Direção: Matthew VaughnRoteiro: Jane Goldman e Matthew Vaighn, baseado em graphic novel de Neil Gaiman


referencia livro:
GAIMAN, Neil. Stardust/ escrito por Neil Gaiman; diagramação de Defin e Marcelo Ramos Rodrigues; ilustrado por Charles Vess; tradução Marcelo Barbao; editores Odair Braz Junior e Cassius Nedauar. – Rio de Janeiro: Pixel Media, 2007.


Ana Carla Bellon

0 comentários: