18 de maio de 2009

A "breve" história do século XX.



A “breve” história do século XX.





Uma mistura de fragmentos de imagens, arquivos, cenas de cinema dispostos em uma sequência não linear mostra, de uma maneira surpreendente e inusitada a “breve” história do século XX. Nós que aqui estamos por vós esperamos, foi premiado no Festival de Gramado e no Festival de Recife e dirigido e também produzido por Marcelo Masagão.
Eric Hobsbawm, em seu livro a Era dos Extremos deixa claro a turbulência que foi o século XX, a transformação do “progresso” tão esperado no século anterior em guerras e catástrofes. Essa obra é referência para Nós que aqui estamos por vós esperamos.
Imagens de pessoas famosas, cientistas, líderes, fatos e acontecimentos inesquecíveis se confundem com pessoas desconhecidas e anônimas, com o cotidiano. Essa trajetória busca mostrar o tempo frenético e intenso. O desenvolvimento tecnológico, a industrialização e por conseqüência o surgimento do homem máquina, as guerras e a inevitável desvalorização da vida, a transformação do tempo e do ritmo de vida. Os protestos, as mulheres e o feminismo, o sofrimento e a alegria. Através da micro-história e com a utilização de um discurso pautado em lugares simbólicos o filme cria uma representação caótica do século XX, traduzindo-o perfeitamente.
O título se dá pela frase que fecha o filme, escrita em pequeno cemitério: “Nós que aqui estamos por vós esperamos” demonstrando a fragilidade e instabilidade da vida humana.



Ficha Técnica:
Título Original: Nós Que Aqui Estamos Por Vós Esperamos.
Gênero: Documentário.
Tempo de Duração: 73 minutos.
Ano de Lançamento (Brasil): 1998.
Distribuição: Riofilme.
Direção: Marcelo Masagão.
Roteiro: Marcelo Masagão.
Produção: Marcelo Masagão.
Música: Wim Mertens.
Fotografia: Marco Túlio Guglielmoni.
Edição: Marcelo Masagão.


Amanda Cieslak.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá!

Puxa vida, esse documentário é maravilhoso.Eu assisti no Ensino Médio e peguei gosto! Vi diversas vezes.

Abraço!!!

Kleber Bordinhão disse...

É espetacular, não importa quantas vezes você já assistiu, sempre vai perceber uma cena, uma referência nova.E ainda tem uma trilha sonora de tirar o fôlego!