17 de janeiro de 2009

Eu tenho um gosto especial por ler coisas com que me identifique, como quando você pensa “nossa, eu também acho isso” ou “já tinha pensado nisso também”. Essas situações aproximam você de pessoas, de um filme e de livros também.

E eu sempre tenho esses pensamentos quando leio Mário Prata, que trata de assuntos cotidianos de um modo que impele você a pensar do mesmo jeito nas suas situações cotidianas. Isso acontece tanto com as suas famosas crônicas quanto com os livros.

Aproveitando que foi tocado no assunto da reforma ortográfica, achei interessante indicar um livro dele que se encaixa nessa temática: SCHIFAIZFAVOIRE.


O livro, de 1993, tem o formato de um dicionário e contém algumas palavras utilizadas pelos portugueses que para nós soam como, literalmente, de outra língua, além daquelas que possuem a mesma grafia e significados totalmente diferentes.

O diferencial é que as palavras vêm acompanhadas de comentários do autor, cheios de bom humor e aplicações reais, assim como as ilustrações que permeiam alguns verbetes.

Destaco aqui alguns trechos e no site oficial de Mário Prata http://www.marioprataonline.com.br/ é possível visualizar o livro completo.


BANHEIRO

Jamais, em momento algum, diga que quer ir a um banheiro. Dizer isto, significa que você quer ir ao encontro do SALVA-VIDAS, aquele que fica na praia de camiseta branca com uma cruz vermelha no peito. E, se for mulher, a salva-vidas atende pelo sugestivo nome de Banheira.

CASAL

Não tem nada a ver com marido e mulher. Por exemplo, o famoso vinho Casal Garcia, não é feito por um casal, mas sim numa PEQUENA PROPRIEDADE, numa Pequena Quinta. É que eles sempre colocavam um casal para tomar conta, os caseiros, daí o nome.

DIGRESSÃO

Se você ler no jornal que o grupo Madredeus vai fazer uma digressão pelo Brasil, não perca. Sào excelentes e você não pode perder esta TURNÊ.

MONSTROS

Outro dia a Câmara Municipal de Cascais mandou um comunicado a todos os moradores pedindo:


Vimos informar que pelo 30º artigo do novo REGULAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA O MUNICÍPIO DE CASCAIS, que entrou em vigor desde o dia 5 de Setembro, "E PROIBIDO, SEM PREVIAMENTE O SOLICITAR AOS SERVIÇOS E OBTER CONFIRMAÇÀO DE QUE SE REALIZA A SUA REMOÇÃO, COLOCAR MONSTROS OU RESÍDUOS DE CORTES DE JARDINS EM QUALQUER LOCAL DO MUNICÍPIO",


pois poderiam levar uma coima alta. Monstros, nada mais é do que os ENTULHOS, objetos velhos, eletrodomésticos estragados, colchões arrebentados, etc.

REALIZADOR

Outra influência cultural francesa. Realizador é o DIRETOR de cinema, teatro, televisão, etc. Le realizateur. Não existe nada mais presunçoso do que um realizador português.


Espero que gostem!

Abraço

Katrym

1 comentários:

Bruno Scuissiatto disse...

Muito bom o texto! me diverti pacas!