5 de janeiro de 2009

Escrito de Liberdade

‘Libertação’, conceito definitivo nos estudos do educador Paulo Freire e prática pedagógica destacada no filme Escritores da Liberdade (Freedom Writers, EUA, 2007). Baseado na dura realidade racial e educacional do país, a obra do diretor Richard Lagravenese, o filme Escritores da Liberdade, ressalta, consideravelmente, a educação libertadora e sua primordial importância e efeito.


O professor não é o foco da educação, como de praxe. O aluno é o foco, é o centro para quem é direcionada a prática pedagógica. O ensino-aprendizagem vem acompanhado do exercício da libertação que deve, imprescindivelmente, ser feito de maneira contextualizada.


O potencial de leitura do mundo (FREIRE, Paulo. 1980. p. 40) deve ser ampliado não somente no aluno, mas no professor. O docente deve conhecer a realidade social em que o aluno está inserido, interpretá-la e refletir sobre a relatividade da avaliação. A sala de aula faz diferença na vida do aluno, ou pelo menos deveria fazer.


Mas como realizar esta tarefa minuciosa sem subterfúgios e com carga-horária excessiva distribuída aos profissionais da rede pública? A professora Erin Gruwell, representada pela atriz Hilary Swank, consegue. Abre mão da família e de todo o tempo que lhe sobra extraclasse em prol da “salvação” da esperança de seus alunos.


O aluno não é uma ‘tabula rasa ’, portanto a educação não deve ser bancária (FREIRE, Paulo. 1980 p.21). Muitos dos estudantes buscam na escola uma evasão da realidade. Buscam um lugar onde suas esperanças não sejam sufocadas pelas tragédias diárias.


Como lidar com isso? A senhorita “G” descobre varias saídas. Ela faz a escolha dos textos a serem estudados em relação ao cotidiano do aluno, alcança a aprendizagem significativa e salva seus alunos de “se ajoelharem no milho”. A educação libertadora é possível. Porém, raramente encontrar-se-á profissionais dispostos a tal.


Ser professor não é apenas mais uma profissão; é humanização.

Vai aí uma sugestao de filme que vale a pena ver: Escritores da liberdade!


Ana Carla Vieira Bellon


Ficha Técnica

Título: Escritores da Liberdade
Título Original: Freedom Writers
Gênero: Suspense
Pais/Ano: Alemanha, EUA / 2006
Diretor: Richard LaGravenese
Produção: Danny DeVito, Michael Shamberg, Stacey Sher
Roteiro: Richard LaGravenese
Fotografia: Jim Denault
Trilha Sonora: Mark Isham, RZA
Estúdio: Paramount Pictures
Distribuição: Paramount Home Entertainment
Duração/Censura: 123 min / 0
Data Cinema: 05/01/2007
Elenco: Hilary Swank, Pat Carroll, Patrick Dempsey, Jason Finn, Scott Glenn, David Goldsmith, Kristin Herrera, Blake Hightower, John Benjamin Hickey, Will Morales

1 comentários:

Bruno Scuissiatto disse...

Valeu, Ana. Já queria assistir, agora quero ainda mais.