31 de dezembro de 2008

Enciclopédia Online

É tão bom sabermos que há pessoas interessadas na divulgação de arte e cultura, por isso, fiquei muito contente de saber de mais uma iniciativa na área.

O Itaú Cultural possui uma enciclopédia online com diversas informações relativas à cultura brasileira. Na Ilustrada online de hoje, a notícia de uma enciclopédia do teatro brasileiro me chamou a atenção e fui atrás do site.

Muito mais que informações sobre o teatro (a enciclopédia traz um histórico do teatro brasileiro dos últimos 60 anos), há ainda a enciclopédia de artes visuais, com três mil verbetes, e de literatura brasileira, em que podemos consultar biografias de autores e críticos, trechos de obras e vídeos com depoimentos dos escritores e leituras de algumas obras. O mecanismo de busca nos permite encontrar matérias, notícias, dissertações, vídeos etc. Há ainda a encilopédia de arte e tecnologia, que incorpora o conteúdo da revista Cibercultura. Nesse espaço, além de fazer consutas, o usuário pode participar criando e alterando verbetes.

O acesso é gratuido e não é necessário fazer cadastro para utilizar o site.

Segundo a Ilustrada, o Itaú Cultural pretende lançar também a enciclopédia do cinema nos próximos anos.

Vale a pena conferir:
http://www.itaucultural.org.br/

Os desejos de ótimo 2009, com muita literatura e muito cinema!

Angelis

1 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante o site mesmo!

Feliz 2009 a todos!

Abraços