5 de dezembro de 2008

Lançamento de "A viagem do elefante", de Saramago

Pessoal,

Como todos sabem, na semana passada estive em São Paulo no lançamento do novo livro do Saramago, "A viagem do elefante".

Sim, o livro é muito interessante, embora, como o próprio autor comentou, não seja seu melhor livro, mas também esteja longe de ser o pior.

No momento do lançamento, me senti muito triste ao ver o quanto Saramago está fragilizado. Mesmo nessa condição, ele fez uma fala belíssima sobre a produção do livro e, por vezes, "fugindo do assunto", sobre sua vida, sua doença recente e seu relacionamento com Pilar, que também fez uma fala muito legal.

De modo geral, a fala de Saramago falou sobre a escrita, sobre o processo de escrever e sobre a função e a profissão de escritor.

Outras boas surpresas foram encontrar, no mesmo evento, a escritora Lygia Fagundes Telles (O seminário dos ratos) e a atriz Sandra Corveloni, premiada no Cannes como melhor atriz pelo filme "Linha de passe".

Bem, felizmente consegui o autógrafo e a foto com Saramago (mas a única que ficou boa foi a do abraço). Apenas lamento que as pessoas tenham saído no meio da fala do autor para garantir seu autógrafo (limitado a 150 pessoas), como se este fosse a única razão para a ida ao lançamento. Fui a 143 da fila, mas valeu a pena!

Lamento também não ter estado em São Paulo um dia antes, para a fala de Fernando Meirelles sobre o filme "Ensaio sobre a cegueira" e um dia depois para conferir a exposição sobre Saramago no Instituto Tomie Ohtake.

Para ter acesso a alguas imagens da exposição sobre o autor basta acessar o link http://www1.folha.uol.com.br/folha/galeria/album/p_20081127-saramago1.shtml da folha de São Paulo.
Até,
Angelis

0 comentários: