19 de dezembro de 2008

Saudações comunidade transtornada

Este ano foi o ano da conquista, da conquista de muitos sorrisos, risadas, sonhos, amigos, mudanças, que foi a senha para o progresso, enfim muitas conquistas e epifanias. Para isso, parti do meu pressuposto amor pela Literatura e pelos alunos queridos do Colégio Duque de Caxias.
A viagem longa para chegar a São Mateus e o cansaço sempre foram compensados pela chegada na cidade calorosa e por seus habitantes queridos e simpáticos. Quando entrava na sala de aula e “dava de cara” com todos aqueles alunos a minha frente que pensavam por vezes: “Quem é esta pessoa?”, “O que será que ela pensa que está fazendo?”, “É um pouco louca!”...Entre tantas expressões que imaginava e ouvia, me sentia extremamente feliz e empolgada.
Amo a profissão, amo o projeto, amo o objeto de estudo e amo aqueles que sem eles nada seria concretizado: alunos duquecaxianos. A literatura é uma arte e uma mãe, com ela tenho um olhar otimista sobre a vida, posso embarcar em inúmeras jornadas, ver cachorros narrando histórias, histórias mal assombradas, morais, dramas psicológicos (meus favoritos) e, o melhor de tudo, posso criar. Ah, a criatividade, que move a criação, embora soe um pouco estranho.
Cinema, ah! O cinema, a sétima arte notavelmente notável (?!). Eis outra grande paixão que me causa “Gritos e Sussurros”...
Pois bem, embora sempre me chamem de aluada, sonhadora, utopista, idealista, continuarei lutando por um lugar, pela humanização, pelo ensino não repressivo e pela colaboração na valorização da profissão e da Literatura Brasileira esquecida, normalmente, em gavetas e estantes por aí...
Como diria Leminski:

Não discuto
Com o destino

O que pintar
EU ASSINO

Agradeço a todos os alunos que participaram do Festival, da equipe do colégio que tão bem nos receberam, a todos do projeto. Fico por aqui pois, como diz o autor, “Quanto maior o repertório, menor o auditório.” (Leminski)
Boas Férias
Abraços longos e apertados
Ana Carla

0 comentários: