16 de março de 2009

Just like a Dylan

 

       Quantas personalidades são necessárias para se formar um dos maiores ícones do rock de todos os tempos? 
       Difícil resposta hein? O diretor e roteirista Todd Haynes (Velvet Goldmine, 1998) responderia que são seis.imnotthere  
     Ao menos é o número de facetas do protagonista, que ele exibe na sua nada convencional biografia sobre Bob Dylan (I'm Not There, 2007).
          Haynes distribui momentos da vida do roqueiro entre os anos 60 e 70, entre seis atores: Christian Bale, Cate Blanchett, Marcus Carl Franklin, Richard Gere, Ben Whishaw e Heath Ledger (é, esse mesmo).
          É interessante ver o jovem negro Marcus Carl Franklin interpretando Dylan, então com 11 anos, conversando e agindo como se tivesse 40. Outro atrativo, numa curiosidade um tanto mórbida, é ver Heath Ledger em um de im-not-there01tseus últimos traballhos, interpretando um astro caseiro e com problemas comuns à todos os mortais.   
          Mas sem dúvida quem rouba a cena é Cate Blanchett, interpretando o cantor na fase mais chapada (e provavelmente a mais criativa), apesar im-not-there08tde não ter o mesmo sexo do personagem,é de longe a mais parecida com ele! Além de ser nessa época  que ele tem encontros históricos e lendários com os beatles e o poeta beatnik Allen Ginsberg, e do sarrinho que tira de Bryan Jones dos Stones, o apresentando a um amigo como sendo "o guitarrista de uma banda de covers". 
           O resultado é um caleidocópio da vida de Bob Dylan, mostrando as identidades e mudanças necessárias para formar um artista completo, de criança prodígio a cristão novo, de profeta folk a Rockstar. O nosso Bob Dylan (ou seria o contrário?), já dizia que preferia ser uma metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo ...

I'm Not There

im-not-there-poster03t  Ficha Técnica

Título Original: I'm Not There (no Brasil: Eu não estou lá)
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 135 minutos
Ano de Lançamento (EUA / Alemanha): 2007
Site Oficial: www.imnotthere.es
Estúdio: Killer Films / Wells Productions / John Wells Productions / Endgame Entertainment / Film & Entertainment VIP Medienfonds 4 GmbH & Co. KG / John Goldwyn Productions
Distribuição: The Weinstein Company / Europa Filmes
Direção: Todd Haynes
Roteiro: Oren Moverman e Todd Haynes
Produção: John Goldwyn, Jeff Rosen, John Sloss, James D. Stern e Christine Vachon
Fotografia: Edward Lachman
Desenho de Produção: Judy Becker
Figurino: John A. Dunn
Edição: Jay Rabinowitz
Efeitos Especiais: Intrigue

 

Kleber Bordinhão

0 comentários: