25 de março de 2009

O ano em que meus pais saíram de férias

Cresci assistindo a série Castelo Rá-tim-bum na TV Cultura e um dos nomes que guardo na memória  é "Cao Hamburger", talvez pela estranheza que sentia ao ler esse nome ou porque ficava pensando se ele realmente existia,  o fato é que sempre  guardei a cena dos créditos finais em que ele aparecia.
E foi justamente esse diretor que adaptou a série  tão adorada por mim para o cinema em 1999, e que também é responsável pela direção do filme que gostaria de sugerir hoje: O Ano em que meus pais saíram de férias.


O filme retrata o período da ditadura no Brasil sob a ótica de um menino de 12 anos, Mauro, que vê seus pais  "tirando férias" sem poder levá-lo, e deixando-o na casa do avô. Enquanto se adapta a essa nova realidade, ele convive com a euforia  que a Copa de 70 causa em todas as pessoas que convivem com ele.
A sutileza com que os temas são tratados, entre outros fatores, faz do filme uma ferramenta interessante para ser utilizada em aulas. Além disso, a visão infantil que Mauro apresenta pelas coisas faz qualquer um, mesmo tendo passado pela infância há muito tempo, se identificar com ele.
Visite o site oficial do filme e obtenha maiores informações acerca dessa obra significativa e que aborda um tema já tão retratado, de um modo diferente: www.oano.com.br

Katrym 


















0 comentários: