8 de julho de 2009

Som e fúria

Olá!
Ontem a minissérie "Som e fúria" estreou na Globo (ok.. sei que muitos vão torcer o nariz, mas enfim...) e eu acompanhei, já que estava curiosa sobre o fato de que Shakespeare seria uma constante na obra.
E eu, dentro de minha particularidade, gostei do que vi. A história gira, basicamente, em torno de dois diretores que já trabalharam juntos, mas hoje vivem em situações opostas: um trabalha no Teatro Municipal, cercado por pessoas que "pedem" por lugares para assistir a peça e funcionários do ministério da cultura; e o outro batalha pra conseguir fazer uma montagem sem apoio financeiro.
O interessante nisso tudo é a descrição das realidades: montagens de peças, o delicado trato com os funcionários do ministério da cultura e patrocinadores, os próprios funcionários do teatro que não valorizam muito o que fazem, atores iniciantes e experientes convivendo, o crítico teatral, além das diversas citações "shakespearianas".
Assim como disse LUCIA VALENTIM RODRIGUES da Folha de S.Paulo em matéria publicada ontem (www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u584405.shtml): "Também há sexo, traições, homenagens a personalidades do teatro, trechos de "Hamlet", piadas sobre os bastidores das artes. E uma iguana. Na televisão, essa miscelânea pode fazer um divertido sentido."
Pode ter sido uma impressão de primeiro capítulo, mas acho que será uma boa alternativa pra se ver algo diferente e criativo na televisão. E você? Assistiu? Deixe sua opinião aqui nos comentários!

Abraço

Katrym

2 comentários:

Bruno Scuissiatto disse...

Exatamente, paradoxal o relacionamento - teatros e diretores. A forma como foi produzido chama atenção (espero continuar com o mesmo pensamento até o final). Um coisa que chama atenção: uma obra teatral é maior que tudo, até mesmo que as diferenças entre um teatro "desabrigado" e um Municipal. Isto é Shakespeare! A tv as vezes faz bem.

Ana Carla disse...

Opa, esta é uma dica e tanto...muito boa a minissérie, salve salve Meirelles e companhia!!!