6 de outubro de 2009

O olhar do mundo pela leitura

Miguel Sanches Neto conversa com professores da rede estadual após a palestra.


Equipe do projeto Literatura e Cinema, pedagoga do colégio e Miguel Sanches Neto


O professor e escritor Miguel Sanches Neto esteve presente no fechamento do II Festival de Literatura e Cinema, na noite de quinta-feira, dia 2 de outubro, no salão social do Colégio Estadual Duque de Caxias. A palestra teve a participação de alunos e professores, assim como também da comunidade sãomateuense em geral.
Após o anúncio dos alunos vencedores do Festival, que foram premiados com uma sessão especial de cinema em Ponta Grossa, o escritor iniciou a sua fala ao público presente. Sanches Neto defendeu a importância da leitura para a vida das pessoas. Inclusive, descreveu suas próprias experiências, de menino do interior do Paraná, que somente teve contato com uma obra literária quando já se encontrava na adolescência. Com uma fala categórica e carregada de sentimentalismo, o escritor conseguir emocionar grande parte das pessoas, com seus exemplos familiares de luta e perseverança para hoje ser escritor e leitor. “Você pode ser alfabetizado, e ler. Mas somente será leitor, se após a leitura, sentir alguma transformação em você”, contou o romancista.
Durante as quase duas horas de palestra, o público foi agraciado com uma experiência de escutar um leitor inveterado, um escritor destacado, e de um professor de literatura ciente das transformações que as experiências da leitura podem provocar. Sanches Neto utilizou como exemplo o romance Vidas Secas, escrito por Graciliano Ramos, na década de 30, no qual a história de dois meninos, sem nomes, somente poderá ser mudada se eles entrarem na escola, isto é o que fica quando chegamos ao final da saga da família de Fabiano e Sinhá Vitória. Este foi um dos pontos altos da palestra, quando o foco se direcionou para os professores, estes que podem mudar toda a trajetória de um aluno, se for com literatura e gosto por ela, melhor, disse o escritor.
A experiência da palestra dentro das dependências do colégio foi um acontecimento ímpar dentro da comunidade de São Mateus do Sul, que aflorou com as perguntas de alunos e professores no final. Os exemplos da trajetória de Miguel Sanches Neto como um escritor premiado e destacado dentro da literatura brasileira contemporânea foram imprescindíveis para todos, principalmente para aqueles que encontraram na sua fala uma aproximação com suas próprias vidas. A leitura de literatura pode ser a janela e começo que tanto necessitamos para ver um mundo melhor.
Bruno Scuissiatto


















0 comentários: