11 de dezembro de 2010

Explosão de bom humor



Uma das séries de maior sucesso na atualidade, The Big Bang Theory revoluciona o conceito de seriado. Criado por Chuck Lorre e Bill Prady, os mesmos criadores de “Two and a Half man”, o enredo da série é intelectualmente elaborada e aborda questões polemicas.

Leonard e Sheldon, PHDs em diferentes áreas da Física, dividem um apartamento na cidade de Pasadena na Califórnia. Assumidamente “nerds”, ambos divergem nas posições teóricas, o que sempre causa discussões acerca de “tudo de relevante que o universo abarca”, creditando à série algo de educativo, digamos assim.

Os dois contam, ainda, com a companhia inseparável – mesmo que forçada as vezes, como é o caso de Sheldon – de mais três amigos: Rajesh Koothrappali, Howard Wolowitz e Penny. Penny é a vizinha que acaba de se mudar para o apartamento da frente, com seu jeito peculiar de não se interessar teoricamente por nada e com sua praticidade diante das coisas, se torna alvo de todos os encantos de Leonard.

Rajesh é um indiano, que por sinal detesta seu país de origem e ama a nova cidade, – algo que pode traduzir aquela velha idolatria aos EUA – doutor em astrofísica, extremamente tímido e incapaz de falar com mulheres, a não ser que esteja sobre efeitos químicos. Howard é o único dentre os pesquisadores da universidade que não possui doutorado, o que acarreta sempre um desmerecimento às suas abordagens, já que mestrado não é grande coisa na universidade, isso traduz um problema real não apenas daquela instituição.

Leonard é doutor em física aplicada e, após se apaixonar por Penny, tenta, inutilmente, disfarçar seu jeito nerd de ser, transparecendo sempre que faz alusões a teorias cientificas em conversas casuais. Sheldon, Phd em física teórica, o mais peculiar de todos, tenta sobreviver meio aos pobres mortais que tem suas experiências limitadas pela falta de estudo, isso nas palavras da própria personagem. Evita ao máximo os vários tipos de contato entre humanos e possui surtos de explicações cientificas sempre que algo é, na sua visão, equivocadamente conceituado, desde as coisas mais simples do cotidiano até grandes discussões científicas. Além de se considerar uma espécie muito mais evoluída de humano, o que o torna comicamente insuportável.

Como dizem por aí “nem só de médicos, policiais e super-heróis vive o mundo das séries...”. The Big Bang Theory possui um humor de alta qualidade, além de nos proporcionar novas visões sobre o universo, discussões sobre a sobrevivência de um imigrante no país, a arrogância, a insuficiência cada vez mais notada do mestrado no meio acadêmico, a visão de mundo sobre os olhos de alguém que vem do interior para tentar ganhar a vida como ator na cidade, entre tantas outras abordagens e alusões à diversas realidades e situações existentes.

A série está em sua 4° temporada e já ganhou muitos prêmios, como People's Choice Awards na categoria de Melhor Série de Comédia. É exibida no canal fechado mas é disponibilizada também pela internet. Abaixo a ficha técnica da série:

FICHA TÉCNICA

Exibição nos Estados Unidos: 4ª temporada às quintas de 20:00h às 20:30h (horário americano) na CBS.
Exibição no Brasil:
4ª temporada às terças de 20:30h às 2

1:00h na Warner Channel.
Duração:
Aproximadamente 21 minutos.
Estréia:
Setembro de 2007 (nos Estados Unidos), Novembro de 2007 (no Brasil).
Criadores: Chuck Lorre (Two and a Half Man) e Bill Prady (Gilmore Girls).


Ana Carla Bellon

0 comentários: