7 de agosto de 2010

OFICINAS SELECIONADAS PARA O I DIA DA CULTURA SEM FRONTEIRAS

Seguem as oficinas, juntamente com o nome dos responsáveis, selecionadas para participação no I Dia da Cultura Sem Fronteiras, que vai se realizar no dia 11 de setembro de 2010. Dúvidas podem ser sanadas através do email literaturaecinemausf@gmail.com. Detalhes sobre inscrições, horários e locais serão disponibilizados aqui na próxima semana.

OFICINAS                                   RESPONSÁVEL

APRENDENDO QUÍMICA DE FORMA DIVERTIDA E INTERATIVA

ROSANA MOSSANHA(PROJETO USF DE QUÍMICA)

BALLET: DO CLÁSSICO AO CONTEMPORÂNEO

LARISSA LEMOS VIECHNEISKI (GRADUANDA EDUCAÇÃO FÍSICA) E PHAYGA DE PAULA GRUBER (GRADUANDA LETRAS)-UEPG

CHAPELEIRA MALUCA

DÉBORA SCHEIDT (PROFESSORA ORIENTADORA DO PROJETO USF - ARTIMANHA DA PALAVRA NO TEXTO: POESIA, PROSA E TEATRO) - UEPG

CINEMA E INFORMAÇÃO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

TALITA MORETTO (COORDENADORA PROJETO VAMOS LER -JORNAL DA MANHÃ)

CINEMA E JUVENTUDE

ANA PAULA MACIEL SOUKEF MENDES (MESTRANDA EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS) -UEPG

DANÇA COMIGO?

RENAN FAGUNDES (GRADUANDO EM LETRAS) E DANIELE SENS NUNES (PÓS- GRADUANDA EM ORTODONTIA) - UEPG

HIP HOP, BREAK E STENCIL

SÔNIA TRAMUJAS – COORDENADORA DO PROJETO CULTURA JUVENIL E ENSINO DE ARTE: APROXIMAÇÕES ENTRE O HIP HOP E OS CONTEÚDOS DE ARTE DO ENSINO MÉDIO – UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS – FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ

LITERATURA DE CORDEL: A POESIA POPULAR

CAROLINA CORREIA MACHADO (GRADUANDA EM LETRAS) - UEPG

OFICINA DE SUCATA: PEIXINHO AZUL

FERNANDA SANTOS,NAARA MELLEM E SHEILA DE OLIVEIRA (GRADUANDAS PEDAGOGIA) -UEPG

ORGANIZAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

CLEIDENI ALVES DO NASCIMENTO (MESTRANDA EM LINGUAGEM, IDENTIDADE E SUBJETIVIDADE) -UEPG

ORIGAMI: A MAGIA EM PAPEL

GRAZIELA BORSATO (GRADUANDA EM LETRAS) E GABRIEL L. MEDEIROS (GRADUANDO EM BIOLOGIA) - UEPG

PINTANDO POEMAS COM PIGMENTOS NATURAIS

SUELI DE FREITAS MENDES

PRODUÇÃO ORGÂNICA DE MUDAS DE HORTALIÇAS

MARÍLIA MARA DA LUZ (PROJETO USF DE PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS DO ASSENTAMENTO ZAPATA- UEPG)

(RE)CONHECENDO DOCUMENTÁRIOS

MARCO AURELIO SOUZA (GRADUANDO HISTÓRIA) E ADRIANO ROSSI (GRADUADO HISTÓRIA) – UEPG - PROJETO USF – PERIFERIA DE PONTA A PONTA

SERES MÁGICOS: O QUE SÃO E ONDE HABITAM

LUCAN FERNANDES MORENO (GRADUANDO LETRAS) - UEPG

4 de agosto de 2010

O Irmão menor

O escritor peruano Mário Vargas Llosa não é conhecido apenas por seus romances, mas também por seus ensaios, presença política e principalmente por seus contos, cujo titulo que vem ao caso hoje é “O irmão menor” (no original El hermano menos). O conto faz parte de um livro chamado ‘Os Chefes’, no qual consta ainda outros contos como “Domingo”, “Um visitante”, “O avô”.

A começar pelas descrições incríveis que nos fazem mergulhar na cena, como se estivéssemos assistindo a tudo de camarote, como se estivéssemos presente nas lembranças no narrador. Desta forma, parece que podemos sentir as sensações das personagens e a atmosfera sombria dos feitos:


El camino era una angosta cuesta y los animales trepaban con dificultad, resbalando constantemente en las piedras, húmedas aún por las lluvias de los últimos días (...) Oscurecia cuando avistaron las grutas, el cerro chato y estirado como una lombriz (...)(LLOSA, 2006, p.78)


Mário Vargas Llosa possui uma grande preocupação com seus leitores e com a literatura em geral, além de ser apaixonado pela arte. Diante disso, o conto aborda temas y acontecimentos cotidianos como a vida na comunidade rural. Esta preocupação faz com que nos aproximemos ainda mais do texto, já que o ambiente nos é familiar de alguma forma.

A crítica social e os conflitos raciais também estão presentes em El hermano menos com uma linguagem suave que nos toca ainda mais. O índio sofre preconceito durante a trama e fica bastante clara a preocupação e a negligencia diante do outro, ainda que o irmão menor passe por algumas crises de consciência diante da banalização da violência.

O irmão menor não é apenas menor em idade, mas também em importância. O conflito interno de Juan, o irmão menor, se faz frente à injustiça presente naquela sociedade e a sua explosão interna acontece diante do “castigo” que os índios recebem na história, mesmo alienados de qualquer motivo. Matar pelo simples ato de matar, banalização do assassinato, como se fosse algo corriqueiro, tudo isso é normal naquela sociedade, mas Juan, a principio, não estava de acordo, pois no decorrer do conto vai se tornando claro o seu corrompimento pela sociedade.


O conto possui muitos outros aspectos relevantes e marcantes, como o irônico final feliz, fica aqui mais essa dica! Boa leitura!

3 de agosto de 2010

OFICINAS SELECIONADAS PARA O I DIA DA CULTURA SEM FRONTEIRAS

As oficinas selecionadas para o I Dia da Cultura Sem Fronteiras, a ser realizado dia 11 de setembro de 2010, serão divulgadas aqui no blog, juntamente com maiores informações, até o próximo dia 07 de agosto.

Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente pelo email literaturaecinemausf@gmail.com.

1- Cartaz Cultura sem fronteiras 2010

1 de agosto de 2010

FLIP 2010

Na próxima quarta-feira, dia 04 de agosto, tem início a oitava edição da Festa Literária Internacional de Paraty, que reúne os admiradores da literatura em mesas-redondas, exposições, além de outras atividades que centram as atenções na área.

Para alguns, um dos fatores que já marca a edição deste ano é a desistência de Lou Reed, que participaria de uma mesa e desistiu por "motivos pessoais".

O fato que me motivou a escrever aqui foi a matéria publicada na folha ontem (http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/775356-flip-povoa-mesas-de-academicos-e-acende-controversia-sobre-renovacao.shtml), que falava sobre as mudanças que a festa vem adotando.

images

Entre essas mudanças está a escolha de um autor que não produz ficção como homenageado, o sociólogo Gylberto Freire, e a presença maior de profissionais de outras áreas, como sociólogos e historiadores.

A matéria suscita a dúvida entre manter a presença maciça de escritores, ou abrir para a participação de outros profissionais. Essa é uma boa oportunidade para refletirmos sobre a "interdisciplinaridade" dentro da literatura. E aí, você acha que uma festa literária deve focar-se inteiramente na arte literária ou deve incorporar outras artes?

Katrym

O Filho da Noiva

          Produção argentina de 2001, “O Filho da Noiva” conta à transformação na vida de um homem após um grave problema cardíaco. Rafael Belvedere (interpretado por Ricardo Darín) administra o restaurante do pai, carrega consigo o sentimento de nunca ter sido capaz deo-filho-da-noiva agradar a mãe (Norma Aleandro) que sofre de Alzheimer; ele tem um relacionamento amoroso de pouca profundidade com uma bela jovem e mal consegue tempo para inteirar-se da vida da filha.

           Esse cenário de pressão, de tempo escasso e de instabilidade emocional é o ideal para um ataque de nervos. Rafael não consegue escapar do apelo de seu corpo, e seu espírito atingido pelo baque, pelo sinal de alerta, começa a reavaliar suas prioridades e escolhas. Ele vende o estabelecimento familiar para um grupo estrangeiro, proprietário de uma rede de restaurantes, aproxima-se cada vez mais da filha, estreita a relação com Juan Carlo, um amigo de infância, abre o coração para a namorada, e, principalmente, aceita colaborar na preparação do casamento dos pais no religioso depois de 40 anos de uma união feliz.

images (1)

          Juan José Campanella constrói uma película na qual o medo do fracasso é um fantasma implacável. Por decorrência, esperamos o reconhecimento, e tememos decepcionar e frustrar os outros. Mas, no fim acabamos decepcionados e frustrados conosco, com aquilo que obtemos e com o quê não temos. “O Filho da Noiva” desvela os sintomas e aponta para a síndrome que atingiu a Argentina: um país em constante crise financeira e política. Por isto, o filme de Campanella é um ótimo representante de uma cinematografia que se consolida como uma das melhores do mundo.

         Além de contar com o talento de Ricardo Darín, diálogos engraçados e sinceros, e o clima de agonia íntima e posterior alívio espiritual, “O Filho da Noiva” de maneira sólida, arquiteta a possibilidade de um recomeço marcado pela admissão de necessidades afetivas, abraçando os nossos e os problemas dos outros. Em suma, resgatando um tipo humano solidário e apaixonado. Em 2001 o filme foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro e Norma Aleandro foi indicada ao prêmio de melhor atriz.

Kleber