4 de agosto de 2010

O Irmão menor

O escritor peruano Mário Vargas Llosa não é conhecido apenas por seus romances, mas também por seus ensaios, presença política e principalmente por seus contos, cujo titulo que vem ao caso hoje é “O irmão menor” (no original El hermano menos). O conto faz parte de um livro chamado ‘Os Chefes’, no qual consta ainda outros contos como “Domingo”, “Um visitante”, “O avô”.

A começar pelas descrições incríveis que nos fazem mergulhar na cena, como se estivéssemos assistindo a tudo de camarote, como se estivéssemos presente nas lembranças no narrador. Desta forma, parece que podemos sentir as sensações das personagens e a atmosfera sombria dos feitos:


El camino era una angosta cuesta y los animales trepaban con dificultad, resbalando constantemente en las piedras, húmedas aún por las lluvias de los últimos días (...) Oscurecia cuando avistaron las grutas, el cerro chato y estirado como una lombriz (...)(LLOSA, 2006, p.78)


Mário Vargas Llosa possui uma grande preocupação com seus leitores e com a literatura em geral, além de ser apaixonado pela arte. Diante disso, o conto aborda temas y acontecimentos cotidianos como a vida na comunidade rural. Esta preocupação faz com que nos aproximemos ainda mais do texto, já que o ambiente nos é familiar de alguma forma.

A crítica social e os conflitos raciais também estão presentes em El hermano menos com uma linguagem suave que nos toca ainda mais. O índio sofre preconceito durante a trama e fica bastante clara a preocupação e a negligencia diante do outro, ainda que o irmão menor passe por algumas crises de consciência diante da banalização da violência.

O irmão menor não é apenas menor em idade, mas também em importância. O conflito interno de Juan, o irmão menor, se faz frente à injustiça presente naquela sociedade e a sua explosão interna acontece diante do “castigo” que os índios recebem na história, mesmo alienados de qualquer motivo. Matar pelo simples ato de matar, banalização do assassinato, como se fosse algo corriqueiro, tudo isso é normal naquela sociedade, mas Juan, a principio, não estava de acordo, pois no decorrer do conto vai se tornando claro o seu corrompimento pela sociedade.


O conto possui muitos outros aspectos relevantes e marcantes, como o irônico final feliz, fica aqui mais essa dica! Boa leitura!

0 comentários: