21 de agosto de 2010

 

21º Festival Internacional de Curtas-Metragens chega com programação e atividades variadas

Edu Fernandes

Colaboração para o UOL

Os filmes apresentados podem até ser pequenos, mas o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo é um evento grandioso. Com sessões e atividades do dia 19 a 27 de agosto, há centenas de filmes em sessões gratuitas espalhadas pela cidade para deleite dos cinéfilos e curiosos de plantão.

Produções de catorze estados podem ser apreciadas na Mostra Brasil, enquanto as realizações locais ficam agrupadas em Panorama Paulista. Se o interesse for por curtas estrangeiros, trinta países mandaram seus representantes para a Mostra Internacional, isso sem contar os filmes das Mostra Latino-Americana, Aires Argentinos e Curtas e Boas (Alemanha).

A vantagem de ter uma programação tão extensa é poder agradar a um público muito amplo. Para os pequenos, há a Mostra-Infanto Juvenil. Para quem não tem medo do escuro, as dicas são as mostras Dark Side e Sonhos e Pesadelos. Já para fãs de universos fantásticos, os filmes de Aqui e Além são a opção. Até os amantes de futebol que ainda não se conformaram com a Copa do Mundo poderão se unir no Museu do Futebol para assistir às atrações da mostra Unidos na Paixão.

Curta é arte

Para os amantes das outras artes, o Festival de Curtas traz algumas atrações em sua programação, especialmente dentro do Programa Multiplicidades. Em Arte na Tela filmes produzidos por artistas visuais podem ser vistos, enquanto que Retrato de Artista apresenta documentários de grandes nomes da área, como Paulo Werneck.

Depois do elogiado “Valsa para Bashir”, não dá para negar que a animação mostrou-se uma mídia interessante para os documentários. Apostando nisso é que acontece a mostra de Documentários Animados, com o nacional “Dossiê Rê Bordosa” e o estiloso “Tussilago” (foto) da Suécia.

Saindo um pouco da sala de cinema, acontecem no MIS apresentações performáticas do Kinolounge, unindo um músico, uma atriz e um fotógrafo.

Ver e educar

O Festival de Curtas oferece opções de aprendizado em diversas formas. Seja mostrando os curtas produzidos por estudantes universitários na mostra Cinema em Curso, ou propondo a realização de um filme em apenas 36 horas em Noite de Kino.

Há ainda as Oficinas Kine oforum e o Crítica Curta no qual seus participantes editam um tabloide com reflexões sobre curtas brasileiros e latinos que será distribuído no encerramento do Festival.

21º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO
Quando: 19 a 27 de agosto de 2010
Onde: Cinemateca Brasileira, CineSESC, MIS, Espaço Unibanco, CCSP, Cine Olido, Cinusp, Cineclube Grajaú, Espaço Matilha Cultural e Museu do Futebol
Quanto: entrada franca
Informações: site oficial

________________________________________________________________

Neste ano desenvolvemos um trabalho elucidativo com alunos do Ensino Médio sobre os curtas-metragens, com o objtetivo de familiarizá-los com as técnicas utilizadas para a montagem, e mostrar que é possível com ambiente e linguagem simples, montar seu próprio curta.

"De 10 a 14 anos", do diretor Marcio Schoenardie foi um dos curtas trabalhados com os alunos para esse fim. Através de um momento da vida de Marciano, um garoto comum, o curta mostra a realidade de alguns de seus amigos de modo simples e que possibilita a identificação dos alunos com as situações vividas.

Para mais sugestões sobre curtas vale a pena conferir o http://www.curtanaescola.org.br/, onde é possível encontrar diversas dicas e material para esse tipo de trabalho.

Katrym

0 comentários: