1 de agosto de 2010

FLIP 2010

Na próxima quarta-feira, dia 04 de agosto, tem início a oitava edição da Festa Literária Internacional de Paraty, que reúne os admiradores da literatura em mesas-redondas, exposições, além de outras atividades que centram as atenções na área.

Para alguns, um dos fatores que já marca a edição deste ano é a desistência de Lou Reed, que participaria de uma mesa e desistiu por "motivos pessoais".

O fato que me motivou a escrever aqui foi a matéria publicada na folha ontem (http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/775356-flip-povoa-mesas-de-academicos-e-acende-controversia-sobre-renovacao.shtml), que falava sobre as mudanças que a festa vem adotando.

images

Entre essas mudanças está a escolha de um autor que não produz ficção como homenageado, o sociólogo Gylberto Freire, e a presença maior de profissionais de outras áreas, como sociólogos e historiadores.

A matéria suscita a dúvida entre manter a presença maciça de escritores, ou abrir para a participação de outros profissionais. Essa é uma boa oportunidade para refletirmos sobre a "interdisciplinaridade" dentro da literatura. E aí, você acha que uma festa literária deve focar-se inteiramente na arte literária ou deve incorporar outras artes?

Katrym

0 comentários: