26 de abril de 2010

Educação

education_ver2

          O que realmente forma a educação de uma pessoa é a educação formal da escola/academia ou a experiência de vida? Essa é a pergunta  que cerca o longa Educação (An Education, Reino Unido 2009).

           Jenny Carey (Carey Mulligan) tem 16 anos, mora no subúrbio da Londres de 1961,inteligente e bonita, não vê a hora de tornar-se adulta, pois considera sua vida um tédio sem fim, dedicando-se apenas aos estudos e o sonho de ser aceita na universidade de Oxford, meta alimentada com furor pelos seus pais.

            Ao conhecer David (Peter Sarsgaard), que no mínimo tem o dobro da sua idade, Jenny tem contato com a vida cosmopolita de Londres e Paris, participa de leilões, festas, exposições de arte e passa a repidamente a repudiar seu estilo de vida e a questionar e si mesma e a seus pais se seu plano de universitária vale mesmo o sacrifício dos seus mais ativos anos de vida.            an-education

O clima dos anos 60 apresentado no filme é um show à parte, o espectador sente-se realmente nos primeiros anos da década que mudaria o mundo, a trilha sonora é impecável.

         O filme foi baseado em livro autobiográfico de uma conhecida jornalista inglesa, Lynn Barber, e adaptado pelo famoso escritor Nick Hornby (Um Grande Garoto, Amor em Jogo, Alta Fidelidade). O filme foi indicado ao Oscar de melhor filme, roteiro adaptado e melhor atriz.

an-education-4v7i5351

 

Kleber Bordinhão

 

0 comentários: