2 de maio de 2010

Ciclo Christieniano


Nos dias 14 e 15 de maio, o projeto Cinemas e Temas realizará o ciclo de filmes Agatha Cristhie, que exibirá filmes que foram baseados na obra da escritora. O local será o grande auditório do campus central da UEPG. O projeto já realizou outros ciclos como “Ciclo sobre a morte” e “sobre Mitologia Grega”.
Agatha May Clarissa Mallowan, nasceu em em 15 de setembro de 1890, em Torquay. Ficou mundialmente conhecida como “Rainha da morte”, “Duquesa da Morte”, entre outros, por seus mais de 80 romances policiais. Morreu em 12 de janeiro de 1976, por causas naturais, deixando uma fortuna de mais de 20 milhões de dólares.
Esta atmosfera nos convida a relembrar um pouco da obra da escritora. Lembremos de alguns daqueles que serviram de base para a elaboração doa filmes que serão exibidos no ciclo.

“Assassinato no Expresso do Oriente”
Publicaso em 1934, é mais um caso do famoso e competente Hercule Poirot. Durante a viagem no Expresso, um dos passageiros é assassinato, neste meio tempo o comboio fica preso na estrada devido a uma forte tempestade de neve. Todos são suspeitos. Mas no decorrer da narrativa o detetive descobre que o assassinado era uma criminoso que participara no famoso caso Armstrong - que envolvia o rapto e morte de uma criança que levara à morte da mãe por desgosto e ao suicídio do pai.

“Episódios da série Poirot”
A série Poirot foi lançada na TV inglesa há cerca de 20 anos atrás e tem como personagem o famoso detetive Hercule Poirot. É estrelada pelo ator David Suchet, que foi recomendado pela família de Agatha Christie. Em cada episódio, o detetive soluciona um caso diferente, ao estilo Agatha, geralmente ao lado de seu colega Capitão Hastings.

“Testemunha de acusação”
Lançado em 1948, é uma coletânea de 11 contos lançada nos EUA. Leonardo Vole é preso sobre suspeita de assassinato de uma rica viúva. A sua única saída é o depoimento de sua esposa Christine Vole, fria e calculista. A situação se complica quando Christine decide depor, mas não a favor, contra.

“Morte no Nilo”
Publicado em 1937, o assassinado da vez é Linnet Ridgeway, ocorre em viagem pelo rio Nilo. Poirot, mais uma vez, vai desvendar quem foi o criminoso que além da vida, levou todas as jóias da vítima.

A escritora possui muitíssimos outros títulos, a maiôs parte deles lançados também em português. Os livros são muito acessíveis, estão em muitas das bibliotecas e também nos sebos, além das livrarias.

Ana Carla Bellon

0 comentários: