23 de setembro de 2010

Bienal do livro do Paraná


Em outubro, durante os dez primeiros dias, acontece em Curitiba a Bienal do Livro do Paraná. Com isso, o estado passa a integrar a rota das bienais do livro, que já tem destaque nos calendários de cidades como São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro.

Com preços modestos, variando entre R$ 4,00 e R$ 8,00, será um ótimo programa para quem queira participar deste grande evento concentrado no viés cultural, proporcionado em torno das relações entre leitura e leitor.

A programação é bastante variada, dos cafés literários com grandes escritores brasileiros contemporâneos, discutindo os papeis das relações da literatura clássica aos novos rumos da leitura de e-books.

Aqui algumas sugestões de mesas no café literário:

1/10/2010 – 19:30 - A construção do leitor: O poder de sedução da leitura Moacyr Scliar e Ronaldo Correia de Brito. Mediador: Luís Henrique Pellanda.

02/10/2010 - 16:00 – Literatura digital, e-books e o leitor do futuro: há uma revolução em curso? Sérgio Rodrigues e Adriana Lisboa. Mediador: Christian Schwartz

02/10/2010 – 19:00 - Por que ler os clássicos? Ignácio de Loyola Brandão e José Roberto Torero. Mediador: Flávio Stein

03/10/2010 – 14:00 - Quando a vida vira ficção. Ana Miranda e Márcio Souza . Mediador: Christian Schwartz

03/10/2010 - 19:30 - Poesia, quem é você? Fabrício Carpinejar e Alberto Martins. Mediador: Luiz Rebinski Junior

06/10/2010 – 19:30 - Cinema, TV e quadrinhos: como se dá este diálogo? Marçal Aquino e Laerte. Mediador: Mariana Sanchez

Outras atividades complementam a Bienal, como por exemplo o “Circo das Letras”, “Fórum de Debates”, que apresenta sobre a temática – o que é qualidade na produção artística para crianças e jovens? Sobre diferentes pontos de vista, escritor, cineasta e educador dialogam com o público.

“Espaço Livre” e “Território Jovem” trazem a tona problemas que são parte do mundo contemporâneo, como fronteiras do mundo digital, liberdade de imprensa e bullyng.

Informações completas sobre a Bienal do Paraná no site: www.bienaldolivrodoparana.com.br


Bruno Scuissiatto

0 comentários: