28 de setembro de 2010

Cinema, Aspirinas e Urubus


As atividades do projeto Literatura e Cinema na formação humana dividem-se em dois grupos. Além das atividades realizadas a partir do contato com a escola e com a comunidade de São Mateus do Sul, classificadas como extensão, a equipe tem como hábito a pesquisa. Esta é viabilizada através da participação, apresentação e publicação de trabalhos em eventos e congressos, relacionados ao nosso tema de trabalho.
Esta semana, após a realização do I Dia da Cultura Sem Fronteiras, retornamos com nosso grupo de estudos a fim de discutir e problematizar obras literárias e cinematográficas, em encontros semanais. As primeiras produções discutidas foram o livro e o filme O Cheiro do Ralo.
O próximo encontro será norteado pelo longa Cinema, Aspirinas e Urubus, um filme de 2005, com roteiro e direção de Marcelo Gomes. A produção, o primeiro longa do diretor, foi inspirada pelo diário de seu avô.
Através da amizade de Johann (Peter Ketnath) e Ranulpho (João Miguel), o filme ambientado em 1942, no sertão nordestino, possibilita a convergência de histórias e realidades.
A vida de um estrangeiro fugindo de uma Europa de guerra, o sertanejo em busca de uma vida melhor no Rio de Janeiro, a aridez e a esterilidade daquelas terras, o encanto e o poder dos filmes que falam sobre o milagre das aspirinas... Enfim, o encontro de universos totalmente distintos e de pessoas buscando sentidos para sua existência rendeu uma belíssima produção.

Amanda

1 comentários:

Unknown disse...

De fato, a discussão foi muito produtiva na última segunda-feira. O grupo segue, afinadíssimo com o propósito de q estudar é preciso, SEMPRE!
Todas as segundas-feiras, a partir das 15h30.