28 de outubro de 2010

A PROFECIA


A proximidade da chegada de Paul McCartney ao Brasil traz a possibilidade de relembrarmos de uma de suas canções compostas ao lado de Lennon: “Helter Skelter”. A polêmica canção, que era pra ser “apenas” a precursora do que mais tarde viria se transformar no Hard Rock/Heavy Metal dos anos 70, caiu na mente perigosa de Charles Manson e gerou a interpretação de que a canção faria profecias de uma apocalíptica guerra racial.

Na própria fala de Paul , no projeto “The Beatles Anthology": "Manson nos interpretou como ‘os quatro cavaleiros do Apocalipse.’ Eu ainda não entendo qual foi a jogada; é sobre a Bíblia, Revelação – Eu não li então eu não sei. Mas ele interpretou a coisa toda. Nós éramos os cavaleiros, Helter Skelter era a mensagem, e ele achou que podia sair e matar todos por aí.".

Em 9 e 10 de agosto de 1969, a Família Manson, como era conhecido o grupo de pessoas simpatizantes da interpretação de Charles, cometeu a chacina Helter Skelter, termos escritos com o sangue das vitimas nas paredes, em Hollywood.

Charles Manson se justifica na corte em novembro de 1970 em ocasião de seu julgamento: “Helter Skelter significa confusão. Literalmente. Não significa Guerra com ninguém. Não significa que eles irão matar outras pessoas. Apenas significa o que significa. Helter Skelter é confusão. Confusão está vindo rápido. Se você não vê que a confusão está vindo rápido, chame do que quiser. Não é minha conspiração, não é minha música. Eu escuto o que relato. Ela diz, ‘Apareça!’ ela diz, ‘Mate!’ Porque me culpar? Eu não escrevi a música. Eu não fui a pessoa que projetou isso na consciência das pessoas." Argumento que ilustra a sua capacidade de persuasão.

O famoso caso e mais chocante de serial killers ocorrido nos Estados Unidos serviu de base para o roteiro que o diretor John Gray que mais tarde o retrata em arte cinematográfica. O filme homônimo a canção aborda os assassinatos cometidos por Charles (interpretado pelo ator Jeremy Davies) e seu grupo de seguidores. O elenco traz ainda Clea DuVall no papel de Linda Kasabian, jovem mãe que resolve se refugiar no grupo hippie de Manson. O grupo hippie conta também com Patricia Krenwinkel (Allison Smith), Susan Atkins (Marguerite Moreau), Squeaky Fromme (Mary Lynn Rajskub), "Tex" Watson (Eric Dane) e Bobby Beausoleil (Michael Weston).

Charles, após ter fracassado na tentativa de espalhar a sua filosofia apocalíptica por meio de canções, resolve então liderar o grupo que comete os assassinatos mais frios e cruéis vistos naquela região. O psicopata não sujava suas mãos, pois era tão persuasivo que fazia com que seus seguidores executassem todas as suas “tarefas”.

Vale lembrar que o assassino Charles Manson, no qual o filme se inspirou, encontra-se até hoje na Corcoran State Prison, na Califórnia, em uma unidade especial de isolamento da penitenciária, junto com o assassino de Robert Kennedy, Sirhan Sirhan, que também cumpre prisão perpétua. Sua última tentativa em audiência, negada, foi em 2007. A próxima será em 2012.

Veja a baixo foto do grupo de atores que interpretaram os seguidores de Manson no filme, lembrando que a classificação indicada é de 15 anos e link para canção do Beatles:

Helter Skelter, by Paul: http://www.youtube.com/watch?v=ZV18scOsX54&feature=related


Ana Carla Bellon

0 comentários: