21 de julho de 2010

OS NOIVOS

Trazendo novamente à tona um romance histórico, em post anterior falei sobre "Memórias de Adriano", é interessante ressaltar a obra mais conhecida do italiano Alexandre Manzoni, Os Noivos.

De acordo com Lukács (The Historical Novel), o romance histórico possui, principalmente, a eleição de um perído histórico representativo, que no caso de Os Noivos são os anos de 1629 a 1631 na região da Lombardia, Itália. Um dos grandes acontecimentos dessa época foi a peste que assolou a Europa, e que, inclusive, influencia no desenrolar do romance.

Além disso há peculiaridades ligadas aos personagens dos romances históricos. Os de destaque normalmente pertencem à uma classe baixa, que reflita as consequências que os acontecimentos históricos farão em suas vidas, e que aqui são representadas pelos camponeses Lúcia e Renzo. Os personagens de caráter histórico não tem muito enfoque dentro da trama, mas mantêm a sua grandeza de imagem e justamente configuram o romance como histórico.

Outras características comuns aos romances históricos se mostram em  Os Noivos, mas a história em si guarda inúmeras situações interessantes vividas pelo povo, como as dificuldades para se comunicar por conta do analfabetismo e o poder dos dominadores à época, grande exemplo é o problema central do livro - a realização de um casamento - que é causado pelo interesse de Dom Rodrigo em Lúcia.

Assim, para tirar suas próprias conclusões, e mesmo pela boa oportunidade de leitura, vale a pena prestigiar mais esse clássico.

0 comentários: