11 de janeiro de 2010

Persépolis


Persépolis é uma animação francesa de 2007 baseada na série de quadrinhos homônima de Marjane Satrapi, na qual ela relata sua vida e de sua família antes e após a revolução Iraniana de 1979.

Criada em um lar liberal com pais cultos e modernos, passa a testemunhar a mudança do poder no Irã, com os abusos, restrições e o desaparecimento rotineiro de membros da família e entes queridos. Com a repressão cada vez mais severa, seus pais decidem mandá-la para a Áustria. Em Viena, Marjane com 14 anos passa a se envolver com a contracultura e sente a liberdade que o regime Aiatolá a privava em Teerã.

Embora trate de revoluções e guerras, Persépolis é um filme agradável, com humor e com um visual bonito. O fato de o filme ser em preto e branco o deixa sombrio em alguns momentos, o que não impede que o espectador se envolva na cativante história.

Persepolis foi escolhido pelo governo francês para representar o país na disputa ao Oscar de melhor filme estrangeiro e, apesar de não ter sido indicado na categoria, foi um dos três indicados ao prêmio de melhor filme de animação, mas acabou perdendo para Ratatouille.


Kleber Bordinhão

1 comentários:

tiresias38 disse...

Hoje, 14 de janeiro de 2010, está passando Persepólis na HBO 2 e o post do Kleber me ajudou a acompanhar a animação. Filme inteligente e inspirado!