29 de junho de 2010

Romance

   O filme de Guel Arraes, Romance, num primeiro momento, a julgar pelo nome, pode suscitar dúvidas quanto ao seu conteúdo. A “surpresa” que se tem ao assistir esse filme é, no mínimo, agradável.

romance-poster011

   A princípio a simples história de um casal de atores que se apaixona nos ensaios de uma versão da peça “Tristão e Isolda”, o filme vai tomando contornos que confundem “vida real” e ficção, misturada com humor e ironia, que se mostram principalmente na realidade por trás do mundo do teatro e da televisão (tema já citado aqui quando do lançamento da minissérie global “Som e fúria”http://transtornando.blogspot.com/2009/07/som-e-furia.html).

   Há um revezamento na abordagem sobre o mundo do teatro e da televisão, o que pra mim se apresenta como uma das melhores caracteríticas do filme, que aborda as exigências daqueles atores que são tratados como “deuses”, a repercussão e fama imediata que alçam uma atriz, até pouco tempo desconhecida, a status de estrela apenas por sua atuação em uma novela (no caso de Ana, personagem de Letícia Sabatella, na hilariante Pérolas e porcos) e mesmo a luta de quem opta por permanecer no teatro.

   Somado ao complicado desenrolar amoroso dos personagens principais, a já citada Ana e Pedro, de Wagner Moura, o filme culmina numa espécie de junção de metalinguagem e temática interessante, que prende e agrada ao espectador.

Katrym

  

0 comentários: