17 de novembro de 2010

Apenas complexamente simples


A princípio é apenas mais uma história de amor, mas no decorrer da apreciação nos deparamos com uma obra de arte incrivelmente sensível e peculiar de narra um amor que não acontece.

O encontro inusitado entre a vendedora de flores e o músico nas ruas de Dublin revela os dramas e as dúvidas interiores de duas pessoas com sonhos e historias diferentes.

Ele é musico, compõe suas canções e as interpreta nas horas vagas do trabalho que desempenha ao lado de seu pai na oficina de conserto de aspirador. Suas canções incrivelmente líricas e tocantes são a trilha sonora de todo o filme que possui um tom de musical.

Ela, mãe solteira, vive com sua mãe e filho após ter vivido uma história de amor dramática. Passa a ajudar o jovem garoto na composição de suas canções.

O encontro em uma loja de instrumentos musicais revela o sentimento e a explosão de um amor que passa o filme todo prestes a acontecer. O momento mais próximo de ser realizado é em um final de semana, o ultimo que passam juntos, no qual gravam uma serie de musicas compostas por ele e por ela.

Os momentos e as musicas possuem um romantismo extremamente delicado e encantador, sincero e transcendental. Tão transcendental que não ocorre e por vezes podemos até chegar a conclusão que eles mesmos não percebem o quanto se amam, pois, diante de suas historias pessoas, se cegam para as surpresas que a vida lhes reservou.

O Filme Irlandês “Once”, na versão original, foi produzido em 2006 com direção de John Carney. No elenco os músicos Glen Hansard (da popular banda de rock irlandesa "O Frames") e Markéta Irglová (compositora e instrumentista nascida na República Checa), Recebeu ótimas críticas e prêmios, como o Independent Spirit Awars para melhor filme estrangeiro. A canção deHansard e Irglová "Falling Slowly" foi indicada ao Oscar e ao Grammy de 2008.


Ana Carla Bellon

0 comentários: