4 de novembro de 2010

Honeydripper


Honeydripper (Do Blues ao Rock) é um drama musical norte-americano, escrito e dirigido por John Sayles. O filme estreou em 10 de setembro de 2007 no Festival Internacional do Filme de Toronto.
Para quem gosta de blues e rock’n roll é um bom filme para viajar no tempo e sentir o gosto de poeira em cada gole de cerveja que filme mostra. A música vinda dos campos de algodão junto com toda a discriminação contra o negro ganha forma nos bares do pequeno vilarejo de “Harmony”, nome um tanto quanto irônico para um cidade dominada pelos velhos conhecidos “cherifes” dos filmes norte-americanos.
Tyrone "Pine Top" Purvis (Denny Glover) é dono de um pequeno bar que está indo a falência devido ao novo estilo de música que sai da vitrola, o som elétrico das guitarras. Sem nenhum dinheiro para pagar a conta de luz, Tyrone recebe todos os dias o bom e velho blues, feito por uma senhora que canta sem cobrar nada, apenas pelo amor a musica. Para escapar da falência e do peso que as jukeboxes causam ao alimentamem os outros bares vizinhos, Tyrone contrata um músico de grande nome nas rádios, vindo de New Orleans, lutando contra o tempo e os cobradores de suas dívidas.
Nesse mesmo tempo chega na cidade um jovem músico chamado Sonny (Gary Clark Jr.) vindo de lugar nenhum, sem fama, sem dinheiro, sem estilo visual. Ele tem uma guitarra elétrica feita por ele mesmo e muitos sonhos, mas é preso por vadiagem e obrigado a trabalhar nos campos de algodão.
Tyrone é pego de surpresa com uma doença que ataca o seu musico salvador. Mas entre o desespero de perder tudo e a vontade de vencer, Tyrone se lembra do jovem músico e decide chamá-lo para se fazer passar pelo astro do rock, já que todos conhecem o seu som, mas nunca viram o seu rosto.
O filme é bem previsível, Sonny ataca de rock star e conquista o publico, Tyrone consegue o dinheiro e se livra das dividas. O filme termina em uma pequena lição de moral, sem nada muito espetacular.
Com um ritmo constante e o esforço dos atores, Honeydripper não consegue ser um filme de impacto, porém é um bom entretenimento para os amantes da música. O ponto que torna este filme uma boa indicação é um pouco do histórico social que ele resgata e a trilha sonora impecável.
Ramon

0 comentários: