17 de fevereiro de 2010

Filmes alternativos!?!

Laranja Mecânica, Pulp Fiction, Quero ser John Malkovich, Coisas belas e sujas, O filho da noiva, 21 gramas, O Fabuloso destino de Amélie Poulain, Clube da Luta, As invasões bárbaras, Requien para um Sonho, Cidades dos Sonhos, Corra Lola, corra, Medo e Delírio... O que partilham estes e inúmeros outros filmes produzidos em países distintos, em anos diferentes, dirigidos, atuados, pensados e criados por idéias e pessoas diferentes?
Todos eles são classificados como Filmes Alternativos. E como classificar o que são filmes alternativos? Analisando as produções citadas acima e o material encontrado sobre o assunto pode-se dizer que alternativos são os filmes que não seguem uma linearidade narrativa, que não foram divulgados ou aceitos pela mídia, que transmitem múltiplas e diversas mensagens passíveis de inúmeras interpretações, que possuem uma trilha sonora "pesada ou diversificada" e mais.
Toda essa "nova" e "diferente" forma de fazer cinema não aconteceu por acaso, como uma epifania ou como uma grande descoberta. Influências das mais diferentes épocas e cineastas se agregam na criação dos filmes alternativo.
Uma dessas influências foi a Nouvelle Vague francesa. Empolgados, influenciados e influenciantes do momento de revolução e de quebra dos paradigmas dos anos 60, cineastas à época considerados excêntricos criaram uma nova forma de ver, entender e fazer cinema. O que eles queriam era transgredir as normas do cinema comercial, ir além sobre o que era considerado o certo no cinema. Jean-Luc Godard com O Acossado, Jim François Truffaut com Jules et Jim e Alan Resnais com O ano passado em Marienbad são importantes expressões da "Nova Onda".
A Nouvelle Vague pode ser considerada uma influência para o "Cinema" Alternativo ou simplesmente fazer parte do "Cinema" Alternativo. Estes não são conceitos estáticos ou pré-definidos. Ser ou não cinema alternativo depende da interpretação, do conhecimento, da vida e das experiências de cada um que assiste e analisa. Algumas pessoas podem não concordar que todos os filmes citados acima são alternativos, ou talvez pensem que o mais importante deles ficou fora da lista.
Deste que o filme esteja, ao menos, dentro de alguma das características citadas durante este texto ele pode ser considerado alternativo. Mas o mais importante é perceber que pra você ele pode não ser, para outra pessoa ele pode ser apenas uma tentativa de produdução alternativa, para a outra pode ser o máximo da expressão alternativa e assim vai....

Amanda Cieslak

0 comentários: