7 de fevereiro de 2010

Uma história do Além


As vezes quando você ganha, você perde!

(Fala do personagem Chris à sua esposa)


Já ouvimos em diversas situações a expressão romântica “por você vou até o inferno”, mas sempre como uma metáfora. “Amor Além da vida”(no original “What Dreams May Come”), mostra esta busca literalmente, com uma história de amor, ou de apego excessivo, digna, no mínimo, de atenção.

Robin Williams interpreta Chris Nielson, marido de Annie (interpretada por Annabella Sciorra). Chris sofre um acidente de carro e vai parar no Paraíso, após a morte dos dois filhos do casal. A conseqüência disto é o posterior suicídio da esposa Annie, após meses de solidão e desespero.

Ela, diferente do marido, não vai para o Paraíso, mas para uma espécie de purgatório onde ficam as almas perturbadas. Quando ele descobre o destino da mulher, entra em uma jornada em busca da salvação da alma de Annie.

O filme do diretor Vincent Ward, ganhou o Oscar de melhores efeitos visuais, mas não se trata nem apenas disso, nem apenas de uma história de amor original. Amor Além da Vida traz em seu enredo - recheado de flashbacks - diversas interpretações de caráter espiritualista: Corresponde aos paradigmas católicos por apresentar a existência de um céu e de um purgatório, ao espiritismo pela crença na reencarnação, além de reflexões a cerca do ser humano como a falta de fé que se abateu sobre Annie. Isto seria o fruto de toda uma vida de despreparo e ignorância espiritual (existe morte?) ou é conseqüente a uma dor insuportável pela perda de entes queridos ( apego x amor)?; não existem respostas prontas diante da dor e sofrimento e cada um responde de acordo com o degrau em que se colocou encontrando o Paraíso ou Inferno mental que para si mesmo projetou ao longo do tempo.

Traz ainda mais alguns fundamentos da doutrina espírita como a influência dos espíritos sobre as pessoas encarnadas, as conseqüências do suicídio, o poder do pensamento, os diferentes planos espirituais. E conta também com uma belíssima fotografia!

“Existe muito mais após a vida”, esta é uma das frases que o resumiria! Fica aqui esta indicação e se não sabemos dos mistérios da vida, ou melhor, da morte, podemos nos deliciar com esta pintura interpretativa e artística do que vem após a morte da vida!

Abaixo link com trailer:

http://www.youtube.com/watch?v=LFspG2CQCoM&feature=player_embedded



Ana Carla Bellon



0 comentários: