24 de fevereiro de 2010

PROJETO QUADRANTE

Assistir a obras literárias na Tv ou no cinema é uma tarefa que sempre nos reserva sensações diferentes, enquanto uns insistem em dizer que é muito mais fácil e legal assisitir do que ler, outros afirmam ser o livro sempre de melhor qualidade. O fato é que essas adaptações sempre causam análises, seja de leigos ou especialistas.

O projeto quadrante é uma daquelas coisas que quando você ouve não acredita que realmente vai acontecer na televisão. A intenção era adaptar quatro obras literárias em micro-séries: A Pedra do Reino (PB) da obra de Ariano Suassuna, Capitu (RJ), da obra de Machado de Assis, Dançar Tango em Porto Alegre (RS), da obra de Sérgio Faraco, e Dois Irmãos (AM), da obra de Milton Hatoum.

Esse trabalho ficaria por conta do diretor Luiz Fernando Carvalho, que atuou como diretor assistente em clássicos como “O tempo e o vento” e “Grande Sertão: Veredas”, ambas de 1985, e responsável por grandes sucessos como “Hoje é dia de Maria” (2005).

De fato, as duas primeiras obras já foram apresentadas ao grande público, A Pedra do Reino foi exibida em 2007 e Capitu, mais recentemente, em 2008. Ambas com requintosa produção e audiência que não corresponde ao que a televisão tem em mente.

O que se espera agora são as produções restantes, uma vez que não há previsão de estreia, entre boatos de cancelamento e afirmações de se tratar de um projeto que não previa datas precisas para realização. Sem dúvida seriam mais duas ótimas oportunidades de assistirmos a obras de arte literárias transpostas para o grande meio que é a televisão.

Katrym

1 comentários:

Luis Eduardo Veloso Garcia disse...

Dois Irmãos nas mãos de Luiz Fernando Carvalho não dá pra esperar nada menos do q genial!!!