18 de março de 2010

A arte de escrever

 

         O filósofo alemão Arthur Schopenhauer nasceu em 1788 na cidade de Danzig, influenciou pensamentos como os de Nietzsche e Freud e acreditava que o mundo nada mais era do que uma representação formada pelo indivíduo.

        Embora a maioria das pessoas o conheçam por meio de seus pensamentos referentes à condição e existência humana, Schopenhauer foi também um estudioso da linguagem, escreveu vários ensaios sobre literatura e tinha uma visão muito crítica acerca do exercícios da tradução.

         No livro “ A arte de escrever” o doutor em Filosofia e escritor Pedro Süssekind traduziu e organizou 5 ensaios retirados da obra “Parerga e Paralipomena” publicado por Schopenhauer em 1851. Os ensaios tra1133109_4tam de um tema em comum, a literatura.

         Os textos  traduzidos por Süssekind e lançados em forma de coletânea pela editora L&PM em 2005, são: “Sobre a erudição e os eruditos” , “Pensar por si mesmo” , “Sobre a escrita e o estilo” , “Sobre a leitura e os livros” e “ Sobre a linguagem e as palavras”.

         Em linhas gerais, os textos tratam da arte de escrever, dedicando muita atenção ao tipo de literatura publicada na época do autor e às consequências da decadência identificada nessa literatura para o pensamento, a língua e a cultura. Formando assim uma teoria  da escrita que contém trassos metalinguisticos e que abrange as diversas questões envolvidas na exposição do pensamentos, seja teórico ou literário.

 

Kleber Bordinhão

0 comentários: