7 de março de 2010

Oscar 2010: uma disputa caseira


Quando o relógio marcar próximo ás 2 horas (horário de Brasília) saberemos quem serão os vencedores do Oscar 2010. Entre as 24 categorias concorrentes, algumas chamam atenção. Começando pela mega-produção Avatar, que já acumulou aproximadamente U$$ 2,5 bilhões de bilheteria. Como principal adversário pelas estatuetas entregues no Kodak Theater em Hollywood, o filme de James Cameron vai ter pela frente uma produção contrária a sua. Guerra ao Terror é uma película que trata da Guerra no Iraque, episódio factual desde a tomada por tropas americanas no país em meados de 2002. Além disso, está ao avesso dos blockbusters, tendo em sua estrutura fílmica traços de um filme autoral e alternativo. Outro detalhe, este mais pitoresco, que coloca Avatar em embate com Guerra ao Terror é o fato de Kathryn Bigelow, diretora da produção bélica ser ex-esposa de Cameron.

Se por um lado os dois longas traçam uma disputa acirrada na briga por prêmios em: filme, diretor, fotografia, montagem, trilha sonora e edição de som, em categorias importantes no campo das interpretações apenas o ator Jeremy Renner de Guerra ao Terror disputa o prêmio de melhor ator.

Uma das coisas que chamam atenção nos indicados deste Oscar é a ausência de muitos nomes consagrados do cinema na categoria direção, com exceção de Quentin Tarantino (Bastardos Inglórios) já destacado diretor em sua cinebiografia. Aliás, esse filme de Tarantino é um que postula como concorrentes em várias categorias, incluindo melhor filme, diretor, ator coadjuvante, roteiro original, fotografia e edição de som.

Perante a critica especializada o drama Preciosa – Uma história de Esperança pode ser uma das surpresas da noite e deverá ter ao seu lado o longa de ficção cientifica Distrito 9 que está na ponta na categoria melhor roteiro adaptado.

A animação UP- Altas Aventuras da Disney Pixar é favorita para ganhar a estatueta de melhor animação em longa metragem. Em uma premiação em que dois filmes detém destoam de certa forma do restante, rostos conhecidos como Sandra Bullock – Um Sonho Impossível, Meryl Streep – Julie & Julia, Penélope Cruz – Nine, George Clooney – Amor sem Escalas, Morgan Freeman e Matt Damon do excelente Invictus serão premiados em uma festa com ares domésticos entre Kathryn e Cameron.


Bruno Scuissiatto


0 comentários: