31 de março de 2010

FESTIVAL É TUDO VERDADE 2010

       O É Tudo Verdade é o principal festival do Brasil e da América Latina dedicado a exibição e a premiação de documentários. O evento, que acontece no Rio de Janeiro e em São Paulo, foi criado por Amir Labaki e este ano completa sua décima quinta edição.

       Nesses quinze anos de história de evento é possível perceber mudanças na produção deste tipo de cinema. Se antes eram dignos de documentários os grandes fatos, pessoas famosas ou abordagens politizadas, hoje os produtores trabalham também com outro viés. Recentemente encontramos documentários sobre os mais diversos temas, que se preocupam com “coisas banais” e com o cotidiano, como se pode comprovar a partir da programação do É Tudo Verdade 2010 disponível no site do evento: www.itsalltrue.com.br.

       A sessão de abertura no Rio de Janeiro exibe Segredos da Tribo, documentário de José Padilha que trabalha com o contato de cientistas norte-americanos e europeus com os índios ianomâmis da Venezuela. A sessão de abertura de São Paulo mostra Uma Noite em 67, de Renato Terra e Ricardo Calil. O documentário faz um balanço da geração musical que participou do III Festival da Música Popular Brasil da TV Record.7556900.capitalismo_cultura_299_418

      O festival que é divido em categorias de competição nacional e internacional, e de longa, média e curta metragem, exibe na Programação especial mais uma produção do provocativo Michael Moore. Um documentário que, segundo Michael, fala sobre “luxúria, paixão, romance e 14 mil postos de trabalhos eliminados todos os dias na terra do Tio Sam.”

     O evento que, boa notícia, tem entrada gratuita premiará os vencedores de médias e longas com 100 mil reais e os curtas premiados com 6 mil reais.

Amanda Cieslak

0 comentários: